RSS São Jerônimo - RS Notícias de São Jerônimo/RS Wed, 01 Dec 2021 21:35:18 -0300 Wed, 01 Dec 2021 21:35:18 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.saojeronimo.rs.gov.br/rss REALIZADO O DESAFIO MOUNTAIN BIKE DE SÃO JERÔNIMO Mon, 29 Nov 2021 16:03:10 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1114/?realizado-o-desafio-mountain-bike-de-sao-jeronimo.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1114/?realizado-o-desafio-mountain-bike-de-sao-jeronimo.html A largada aconteceu na Praça João Batista Silva, no bairro São Thomas. Logo após, os atletas partiram para o distrito do Porto do Conde, perfazendo o trajeto até a chegada em frente a Escola Municipal Arno Carlos Pretes, na Bandeira Branca. A premiação foi entregue na Praça da São Thomas, pelo prefeito Evandro Agiz Heberle, vice-prefeito Julio Cesar Prates Cunha, Secretário Tiago de Oliveira, vereador Antônio Machado e diretoria da Associação dos Moradores do Bairro.
A classificação final ficou assim:
Categoria Expert Masculino
1º - Eric Lacerda da Silva
2º - Josmar da Conceição
3º - Lucas Gonçalves Figueiro
4º - Jordan Correa dos Santos
5º - Luiz Alex Pereira
6º - Rodrigo Costa Machado
7º - Roger Silveira
8º - Luciano Lacerda de Marins
9º - Rodrigo Ferreira Anselmo
10º - Adriano Evangelista
Categoria Pro Masculino
1º - Tiago dos Reis
2º - Evandro Lopes
3º - João Vitor Moraes Viezzer
4º - Leonardo Lacerda da Costa
5º - Guilherme Alves do Nascimento
6º - Leandro Lages
7º - José Augusto Baldi
8º - Vinicius Machado Paixão
9º - Lafayette Waltermann
10º - Odair Paulo Vencato Silveira
Categoria Iniciante Masculino
1º - Claudio José Santos da Silva
2º - Giovanni Gonçalves Pinto
3º - Cristian da Silva Brandão
4º - Cristiano Silva Dilli
5º - Josué Santos da Rosa
6º - Gilmar Ribeiro de Souza
7º - Adair de Oliveira Azevedo Junior
8º - Diogo Brandão
9º - Guilherme de Moura Moscardini
10º - David Ulyses Kathamokya Filho
Categoria Expert Feminina
1º - Carla Islene Lopes da Silva
2º - Mari Brandão
Categoria Pro Feminina
1º - Sandra Andrea Moraes Viezzer
2º - Solange Larcerda
Categoria Iniciante Feminina
1º - Fabiana de Lima Brilhante
2º - Amanda Nunes
3º - Catarina Guglielmi
4º - Aline Kaczynski Teixeira]]>
REINAUGURAÇÃO DA QUADRA DA SÃO THOMAS Wed, 24 Nov 2021 10:56:29 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1113/?reinauguracao-da-quadra-da-sao-thomas.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1113/?reinauguracao-da-quadra-da-sao-thomas.html SÃO JERONIMO É DESTAQUE NA PLATAFORMA CONVIVA Tue, 23 Nov 2021 10:58:14 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1112/?sao-jeronimo-e-destaque-na-plataforma-conviva.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1112/?sao-jeronimo-e-destaque-na-plataforma-conviva.html A rede municipal de Educação de São Jerônimo teve a alegria de compartilhar duas experiências de suas práticas com o Brasil, através da plataforma Conviva que tem como principal objetivo qualificar a educação pública do país através de apoio a gestão da Secretaria de Educação.

O ano letivo de 2021 encaminha-se para o término do III trimestre, felizmente da melhor forma possível: com alunos ocupando os espaços escolares quase que na totalidade. Para que essa realidade fosse possível, houve empenho, dedicação e planejamento de todos os setores da SME de São Jerônimo. A organização da rede e suas etapas na conjuntura pandêmica chamou a atenção dos curadores do Conviva que ficaram extasiados com os relatos e evidências das práticas executadas: Organização de 2 calendários escolares (modalidade presencial e remota) de acordo com cada contexto e excepcionalidade.

Também a consolidação do diálogo e parceria com as famílias, que através de uma pesquisa de sondagem de interesse participaram dessa nova realidade, sendo coautores de toda a logística educacional construída nesse momento.

Uma preocupação constante da equipe pedagógica foi e é com as aprendizagens que inevitavelmente sofreram déficits no decorrer da pandemia. Nesse sentido, foi feito um diagnóstico para que houvesse uma recomposição das aprendizagens. O acompanhamento de todo o processo e etapas, bem como o retorno foi embasado nas legislações vigentes e um plano de ação de rede e das unidades escolares, que vem sendo acompanhado com cautela, observação e oitiva que se efetiva através de relatórios semanais das equipes diretivas de unidades escolares enviadas a SME, bem como visitas e reuniões de gestores e supervisores. Toda essa preocupação, estratégias e planejamento chamaram a atenção de modo que essas práticas serão fio condutores e inspiração para redes educacionais    do país. Houve sensibilidade e um olhar acolhedor de todos os profissionais da rede de educação: professores, gestores, funcionários e toda a SME.   O afeto sempre esteve presente diariamente, desde o planejamento até a execução de todas as práticas. A gestora da pasta da educação, professora Nazaré Dias Dornelles orgulha-se de sua equipe pedagógica composta pelo Coordenador Cláudio Prates, Kelen Vasco e Lourdes Xavier. (Pedagogas).

Não bastasse a alegria do relato supracitado, nosso município, São Jerônimo, teve uma outra deliciosa experiência em destaque nacional na plataforma Conviva: A merenda escolar. Seguindo os preceitos legais preconizados pela lei 13.987, de 07 de abril de 2020, que versa sobre a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escolas públicas da Educação Básica em tempos de pandemia. Desse modo, a equipe da merenda escolar engajou-se no projeto “Reinventando a sala de aula: Ninguém longe da escola", com essa iniciativa entregamos marmitas prontas, com deliciosas refeições no dia que as famílias iam à escola buscar as atividades impressas, entregues no contexto da conjuntura pandêmica. A nutricionista da rede, Tatiana Anselmo Maciel, elabora cardápios mensais e orienta as escolas no preparo dessas marmitas. A agricultura familiar e seus desdobramentos/acompanhamento chamou atenção dos curadores da plataforma conviva que souberam das visitas periódicas da equipe da merenda escolar as lavouras, verificando e acompanhando desde o plantio até a entrega pois a qualidade e variedade, de hortaliças, frutas e verduras é prioridade desse setor, uma merenda nutritiva, saudável e balanceada. Maria Angélica Bartz, coordenadora da merenda, na rede municipal, acompanha as escolas na distribuição e preparo das marmitas, concomitante a isso, formações com merendeiras foram realizadas para alinhar as adequações da resolução 06 de 2020. Nesse projeto, a equipe prioriza o preparo de viandas/marmitas com itens como: arroz, feijão, macarrão, carne, frutas e verduras, entendendo que muitos de nossos alunos encontram-se em situação de pobreza alimentar que foi agravada com a pandemia. Insumos como embalagens, sacolas plásticas, além dos alimentos distribuídos e itens de proteção individual, como máscara, luva, avental, toucas e os produtos de higienização foram adquiridos com recursos próprios da gestão municipal e distribuídos para as unidades escolares. Com o retorno gradual ao presencial, oficinas de conscientização alimentar estão sendo realizadas com alunos para que desde tenra idade, se perceba a importância de priorizar alimentação saudável, como frutas, verduras e hortaliças. O conselho de alimentação escolar (CAE) participa efetivamente dos processos e execução através do colegiado e principalmente do presidente, Laurete M. Duarte Pereira. Ulma parceira que "planta, colhe e nutre" bons resultados. Atualmente a equipe da merenda escolar e composta por: Tatiana (nutricionista), Maria Angélica (coordenadora) e estagiárias Jade e Mariana.
]]>
DA ROÇA PARA REFEITÓRIO DA ESCOLA Tue, 23 Nov 2021 10:48:35 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1111/?da-roca-para-refeitorio-da-escola.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1111/?da-roca-para-refeitorio-da-escola.html A Equipe da Merenda Escolar da SME de São Jerônimo acompanha o processo desde as lavouras até a refeição e entrega nos refeitórios das escolas. Tatiane Anselmo Maciel e Maria Angélica Bartz tem o apoio do CAE (conselho da alimentação escolar), através da presidente Laurete M. Duarte Pereira que realizam visitas periódicas as lavouras e escolas no interior do município e na sede.
            Alunos da rede pública municipal têm recebido junto com atividades pedagógicas um farto cardápio que preconiza as diretrizes norteadoras desse setor, vinculando 30% do orçamento a compra de produtos orgânicos: frutas, verduras e hortaliças que completam o cardápio diário das escolas da rede. Além de garantir uma alimentação saudável essa prática fomenta a economia local, pequenos agricultores do município tem a sua renda potencializada com essa parceria estabelecida.
            Itens distribuídos semanalmente/quinzenalmente em toda rede municipal em
quantidade suficiente para contemplar todos os estudantes. Uma deliciosa iniciativa que tem sido um fio condutor dentro de muitas práticas que norteiam a gestora da pasta, professora Maria Nazaré Dias Dorneles, que sente muito orgulho da condução dos trabalhos planejados e efetivados por sua equipe.

]]>
TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL É DESTAQUE Tue, 23 Nov 2021 10:40:27 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1110/?transporte-escolar-municipal-e-destaque.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1110/?transporte-escolar-municipal-e-destaque.html    O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) disponibiliza aos municípios um software de e -governança no intuito de sistematizar e organizar o setor do transporte escolar dos estados e municípios brasileiros. Esse software foi desenvolvido pela CECATEC/UFG em parceria com o FNDE que tem como premissa tornar mais eficiente a gestão do transporte escolar, que é uma das áreas da pasta da Educação que exige um olhar pormenorizado diariamente.

   O município de São Jerônimo apresenta em sua geografia uma grande extensão de área rural, onde a maioria das escolas da rede pública municipal está localizada no interior, totalizando 7 unidades escolares, todas com acesso via “estrada de chão”. A organização de cada ano letivo exige um planejamento preciso, pois, além da frota própria a demanda requer contratação de empresas terceirizadas que adentram as ‘‘regiões mais longínquas” transportando com segurança o nosso bem mais precioso: nossos alunos. Atualmente nosso público é de 640 alunos, sendo que 135 na sede (área urbana) e 505 no interior.

   Devido ao excerto do parágrafo supracitado, fica evidente que nosso município apresenta inúmeras singularidades e essa adesão possibilita, juntamente com a plataforma CONVIVA, gestão (Controle apurado) da frota, gestão de roteiros e situação dos veículos, bem como manutenção e tudo que diz respeito a esse gerenciamento de forma transparente, eficaz e eficiente, pressupostos imprescindíveis da administração pública. É possível ainda registrar cursos, licenças automotivas e todo aparato técnico que a logística exige, o que permite um controle sistemático dos profissionais. Alunos também podem ser inseridos nesse sistema, a partir das matrículas, o que permite o acompanhamento diário de seu deslocamento para a escola e vice-versa. No controle das rotas é possível colocar o endereço por coordenadas de ‘’GPS’’ tanto de forma manual quanto a importação de dados diretamente do ‘’GPS’’.

   O cálculo total da quilometragem e de tempo médio das rotas ajuda muito no controle, pois somos um município que possui 19 roteiros entre Rural e Urbano, totalizando uma quilometragem diária de 1527km, com um tempo médio de 97 minutos de cada roteiro. Ter todas essas informações monitoradas, através da tela do computador, é algo inovador que nos mostra o quanto a tecnologia é importante no cotidiano contemporâneo.

   Além de toda funcionalidade desse sistema que possibilitará a excelência, Rafael Pereira, o coordenador do setor de transporte municipal ainda destaca: o sistema é distribuído gratuitamente sob a licença de software live MIT que possibilita o compartilhamento e modificação do código do mesmo por terceiros, pois foi projetado com intuito de não depender de nenhum software proprietário. Fato esse que permite sua utilização sem ter de licenciar programas independentes. O mais interessante é que possui flexibilidade suficiente para operar sem internet e não necessita de muitos dados para a sua funcionalidade.

   São Jerônimo vem utilizando a plataforma CONVIVA que já nos possibilitou ser destaque no Brasil, na ferramenta do transporte escolar. Fato que nos orgulha, pois mostra nosso esforço diário na tentativa de, cada vez mais, tornar eficaz todos os setores da pasta da Educação. Aliás, foi através de um informativo da plataforma supracitada que conhecemos esse sistema (SETE) e resolvemos configurá-los a fim de unificar os diversos aspectos realizados e, paralelamente a ferramenta transporte escolar, do Conviva deixando nosso município numa condição promissora.

   Sistematização, agilidade, maior controle logístico de todos os âmbitos, transparência e eficiência. A gestora da pasta, Nazaré Dias Dornelles orgulha-se muito de sua equipe e dessas conquistas que dialogam entre si: Tecnologia + produtividade que resultam em excelência na gestão do transporte escolar e transparência pública.

]]>
NOVEMBRO AZUL Mon, 08 Nov 2021 15:35:52 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1109/?novembro-azul.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1109/?novembro-azul.html Esse é o câncer mais comum entre os homens brasileiros e é responsável por 28,6% das mortes da população masculina que desenvolve tumores malignos.

Estamos no Novembro Azul, mês de conscientização sobre as questões de saúde do homem e combate ao câncer de próstata. Por isso reforçamos a importância de consultar um urologista periodicamente a partir dos 50 anos.
O diagnóstico precoce salva vidas!]]>
Você que vai levar flores ao Cemitério, lembre-se: Fri, 29 Oct 2021 13:34:34 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1108/?voce-que-vai-levar-flores-ao-cemiterio-lembre-se.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1108/?voce-que-vai-levar-flores-ao-cemiterio-lembre-se.html - Substitua a água dos vasos por terra ou areia;
- Não deixe embalagens plásticas ou celofanes em volta dos vasos;
- Floreiras de concreto devem estar furadas para permitir o escoamento da água.
Fique atento.]]>
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL - Confira a Edição 07 do Informativo PIT Thu, 21 Oct 2021 10:54:31 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1107/?programa-de-educacao-fiscal---confira-a-edicao-07-do-informativo-pit.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1107/?programa-de-educacao-fiscal---confira-a-edicao-07-do-informativo-pit.html http://www.educacaofiscal.rs.gov.br/]]> GOVERNO DIVULGA INDICADORES SOBRE O 2º= QUADRIMESTRE DO ANO. Tue, 28 Sep 2021 18:15:41 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1106/?governo-divulga-indicadores-sobre-o-2o-quadrimestre-do-ano.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1106/?governo-divulga-indicadores-sobre-o-2o-quadrimestre-do-ano.html Conforme orientações do Boletim Técnico 160/2020 da DPM e do Edital 045/2021, o Governo Municipal divulga as informações referentes ao primeiro quadrimestre de 2021 conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Até o dia 29 de setembro, dúvidas e sugestões poderão ser enviadas para o e-mail contabilidade@saojeronimo.rs.gov.br]]> PREFEITURA COMEÇA MICROCHIPAGEM EM ANIMAIS APREENDIDOS NA VIA PÚBLICA Fri, 24 Sep 2021 11:42:02 -0300 https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1105/?prefeitura-comeca-microchipagem-em-animais-apreendidos-na-via-publica.html https://www.saojeronimo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1105/?prefeitura-comeca-microchipagem-em-animais-apreendidos-na-via-publica.html A microchipagem nos animais de grande porte faz parte do projeto da Coordenadoria, que prevê, ainda, o cadastramento e multas. Este microchip será importante como uma forma de identificação do dono do animal, em caso de acidente ou maus tratos, já que a maioria desses animais não tem registro.
A coordenadora Leidimirian Chananeco Lima salienta que é muito importante que os proprietários se conscientizem e informem ao órgão municipal, em casos de venda do animal, para transferir a responsabilidade.
- Vai funcionar assim: o animal que é apreendido solto em via pública será microchipado e fazemos o cadastramento. Quando o proprietário procurar, deverá assinar um termo de responsabilidade, pagamento de multa e terá o número do microchip vinculado ao seu CPF, destacou Leidimirian.
A microchipagem é feito por um médico veterinário e dura no máximo 5 anos, cabendo as Administrações futuras darem continuidade ao trabalho, já que os dados dos proprietários destes animais, estarão arquivados. Este cadastro estará disponível para a Brigada Militar, em caso de acidentes. E, em caso de animais com maus tratos, não será devolvido para seu dono e será feito um Boletim de Ocorrência.
Para mais informações podem ser obtidas na sala da Coordenadoria, na rua Luis Miller Picarelli, no prédio do INSS ou por email: protecaoanimal@saojeronimo.rs.gov.br.]]>