EDUCAÇÃO DE SÃO JERÔNIMO: EXITOSAS E DELICIOSAS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

A rede municipal de Educação de São Jerônimo teve a alegria de compartilhar duas experiências de suas práticas com o Brasil, através da plataforma Conviva que tem como principal objetivo qualificar a educação pública do país através de apoio a gestão da Secretaria de Educação.

O ano letivo de 2021 encaminha-se para o término do III trimestre, felizmente da melhor forma possível: com alunos ocupando os espaços escolares quase que na totalidade. Para que essa realidade fosse possível, houve empenho, dedicação e planejamento de todos os setores da SME de São Jerônimo. A organização da rede e suas etapas na conjuntura pandêmica chamou a atenção dos curadores do Conviva que ficaram extasiados com os relatos e evidências das práticas executadas: Organização de 2 calendários escolares (modalidade presencial e remota) de acordo com cada contexto e excepcionalidade.

Também a consolidação do diálogo e parceria com as famílias, que através de uma pesquisa de sondagem de interesse participaram dessa nova realidade, sendo coautores de toda a logística educacional construída nesse momento.

Uma preocupação constante da equipe pedagógica foi e é com as aprendizagens que inevitavelmente sofreram déficits no decorrer da pandemia. Nesse sentido, foi feito um diagnóstico para que houvesse uma recomposição das aprendizagens. O acompanhamento de todo o processo e etapas, bem como o retorno foi embasado nas legislações vigentes e um plano de ação de rede e das unidades escolares, que vem sendo acompanhado com cautela, observação e oitiva que se efetiva através de relatórios semanais das equipes diretivas de unidades escolares enviadas a SME, bem como visitas e reuniões de gestores e supervisores. Toda essa preocupação, estratégias e planejamento chamaram a atenção de modo que essas práticas serão fio condutores e inspiração para redes educacionais    do país. Houve sensibilidade e um olhar acolhedor de todos os profissionais da rede de educação: professores, gestores, funcionários e toda a SME.   O afeto sempre esteve presente diariamente, desde o planejamento até a execução de todas as práticas. A gestora da pasta da educação, professora Nazaré Dias Dornelles orgulha-se de sua equipe pedagógica composta pelo Coordenador Cláudio Prates, Kelen Vasco e Lourdes Xavier. (Pedagogas).

Não bastasse a alegria do relato supracitado, nosso município, São Jerônimo, teve uma outra deliciosa experiência em destaque nacional na plataforma Conviva: A merenda escolar. Seguindo os preceitos legais preconizados pela lei 13.987, de 07 de abril de 2020, que versa sobre a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escolas públicas da Educação Básica em tempos de pandemia. Desse modo, a equipe da merenda escolar engajou-se no projeto “Reinventando a sala de aula: Ninguém longe da escola", com essa iniciativa entregamos marmitas prontas, com deliciosas refeições no dia que as famílias iam à escola buscar as atividades impressas, entregues no contexto da conjuntura pandêmica. A nutricionista da rede, Tatiana Anselmo Maciel, elabora cardápios mensais e orienta as escolas no preparo dessas marmitas. A agricultura familiar e seus desdobramentos/acompanhamento chamou atenção dos curadores da plataforma conviva que souberam das visitas periódicas da equipe da merenda escolar as lavouras, verificando e acompanhando desde o plantio até a entrega pois a qualidade e variedade, de hortaliças, frutas e verduras é prioridade desse setor, uma merenda nutritiva, saudável e balanceada. Maria Angélica Bartz, coordenadora da merenda, na rede municipal, acompanha as escolas na distribuição e preparo das marmitas, concomitante a isso, formações com merendeiras foram realizadas para alinhar as adequações da resolução 06 de 2020. Nesse projeto, a equipe prioriza o preparo de viandas/marmitas com itens como: arroz, feijão, macarrão, carne, frutas e verduras, entendendo que muitos de nossos alunos encontram-se em situação de pobreza alimentar que foi agravada com a pandemia. Insumos como embalagens, sacolas plásticas, além dos alimentos distribuídos e itens de proteção individual, como máscara, luva, avental, toucas e os produtos de higienização foram adquiridos com recursos próprios da gestão municipal e distribuídos para as unidades escolares. Com o retorno gradual ao presencial, oficinas de conscientização alimentar estão sendo realizadas com alunos para que desde tenra idade, se perceba a importância de priorizar alimentação saudável, como frutas, verduras e hortaliças. O conselho de alimentação escolar (CAE) participa efetivamente dos processos e execução através do colegiado e principalmente do presidente, Laurete M. Duarte Pereira. Ulma parceira que "planta, colhe e nutre" bons resultados. Atualmente a equipe da merenda escolar e composta por: Tatiana (nutricionista), Maria Angélica (coordenadora) e estagiárias Jade e Mariana.

Data de publicação: 23/11/2021