Método para aumento da eficiência produtiva da pecuária em São Jerônimo é alvo de ações da Coordenadoria Municipal da Agricultura e Emater-RS/ASCAR.

Na última segunda-feira, dia 23, a Coordenadoria Municipal de Agricultura em parceria com o escritório da Emater-RS/ASCAR de São Jerônimo, participaram de reunião e visitas técnicas a propriedades rurais do Município de Cristal, acompanhados de técnicos da Emater-RS/ASCAR daquele município.

O objetivo da ação foi conhecer experiências e compreender os processos que tem proporcionado aos pecuaristas familiares, resultados positivos junto ao Programa de Melhoramento Genético em bovinos de corte e leite desenvolvido naquele Município. A aplicação do método de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) em bovinos foi o alvo da atividade.

MÉTODO IATF
A IATF é uma tecnologia que sincroniza a ovulação das fêmeas bovinas, por meio de uma sequência de tratamentos hormonais, conhecida como protocolo de sincronização. Isso permite realizar a inseminação artificial em um momento preestabelecido, eliminando dessa forma a necessidade de observação e detecção do cio, e aumentando a uniformidade do rebanho.
Além da equipe técnica do escritório municipal de Cristal, as atividades foram acompanhadas pelo Assistente Técnico em Produção Animal do Regional Porto Alegre, pelo Supervisor Regional e pelo Gerente Regional da Emater-RS/ASCAR.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações planejadas pelas duas entidades locais. Estão sendo executadas junto aos pequenos e médios agricultores e pecuaristas familiares no Município de São Jerônimo a fim de qualificar as ações que já são realizadas com estes públicos, como o manejo nutricional e sanitário dos rebanhos, melhoramento genético, otimização de pastagens, acompanhamento técnico planejado e continuado, dentre outras ações previstas.
Através desta parceria e por meio das ações realizadas, a Coordenadoria de Agricultura e a Emater-RS/ASCAR municipal, pretendem contribuir para o melhoramento genético do rebanho, obtendo melhores índices econômicos, aumentando a renda familiar e aquecendo a economia local.
Para esclarecimentos das ações procurem as equipes técnicas da Coordenadoria de Agricultura e Emater-RS/ASCAR do Município de São Jerônimo.

Data de publicação: 26/05/2022